1º Encontro – 2ª ETAPA – 05/09 e 11/09 – (4 horas)
Após um breve descanso, retomamos as atividades do Gestar II em nosso município:
Foram dadas as boas-vindas aos professores e como motivação inicial pedimos aos cursistas que escrevessem numa folha que professor tinha marcado mais a sua vida e por quê. Na hora da leitura percebeu-se que professores primários marcaram mais, apesar de algumas exceções. Concluiu-se que, nessa primeira etapa enquanto estudantes, precisamos de muito apoio por parte dos professores que devem tentar fazer com que as crianças sintam-se mais seguras para continuar sua trajetória estudantil. Percebemos também que os professores marcam nossa vida tanto positiva quanto negativamente e que, por isso, precisamos ser, na vida de nossos alunos, alguém que faça a diferença, de maneira positiva, para que bons frutos sejam colhidos.
Após a discussão, passamos para o vídeo “O sabor e o saber”,uma realização da TV Escola, disponível em www.dominiopublico.gov.br; onde depoimentos de educadores confirmam as discussões feitas anteriormente, principalmente o depoimento do educador e escritor Rubem Alves que, com suas sábias palavras nos mostra que “Educar é ensinar a degustar a vida” e que “Educar não é ensinar respostas; educar é ensinar a pensar”.
“Professores que marcaram a minha vida” (Depoimentos de alguns cursistas)
“Professora Marizete (4ª série) – Grupo Escolar Getúlio Vagas”: esta professora marcou a minha vida escolar por causa do seu jeito de trabalhar. Ela se dedicava realmente aos alunos, fez uma amizade grande com meus pais e com pais de outros alunos. Fazia passeios eucativose recreativos com a turma. Nunca me esquecerei da visita que fizemos à 1ª torre da EMBRATEL,
(cursista Rosemary Tavares)
“No início da minha vida escolar (1ª série primária), a professora Maria Auxiliadora fez a diferença: dedicada, atenciosa, carinhosa e gostava muito de mim. Eu, enquanto aluna muito dedicada, estudiosa, fazia todas as tarefas e não deixava nada a desejar; isso causava uma situação de inveja e intrigas junto à turma, mas nada atrapalhava nossa relação professora x aluna, relação essa que cultivamos até hoje. Para minha maior surpresa, quando comecei a trabalhar no Colégio Estephânia de Carvalho, eu a encontrei trabalhando lá. E foi a maior festa, com isso mantemos uma relação de amizade e carinho até hoje.”
(cursista Rita de Cássia dos Santos)
“A professora Marise pediu para que esboçássemos algumas linhas sobre aquele professor que mais nos marcou. Tenho certeza que a professora irá receber dos colegas cursistas um escrito de quando eles estavam cursando o primário, porque normalmente os professores desse período costumam marcar mais. Infelizmente nada me marcou muito nessa etapa, a não ser a professora da 3ª série, Tarcila, que solicitou a presença de meu pai para fazer queixas de meu irmão(onze meses mais velho), que não queria nada na sala de aula:”Pai, o seu filho não quer nada com o estudo, é bagunceiro, porém é inteligente, aprende facilmente as coisas, diferente de sua filha que, apesar de quietinha e apática, tem muitas dificuldades no aprendizado” (era eu). Como chorei naquele dia, mas tentei superar. Mas o que marcou mesmo foi a partir da 5ª série no Colégio Princesa Isabel, onde conheci o professor de Ciências, Odilo Custódio de Resende, um grande amigo e orientador. Após concluir o “admissão”, esse professor me levou para o Colégio Nossa Senhora da Paz para cursar o Normal, onde conseguiu uma bolsa de estudos integral. Minha consideração foi tão grande por essa pessoa que o convidei para ser padrinho do meu casamento, onde os outros eram todos da família. Obrigada por ter a oportunidade de falar sobre uma pessoa que marcou e contribuiu muito para o meu crescimento, minha índole e meu convívio social.”
(cursista Isabel Cristina Campos)
Embevecidos pelas conclusões a que chegamos partimos para o estudo do TP6 como um todo. Esse TP baseia-se no estudo da Argumentação cuja finalidade específica é a de convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma idéia ou comportamento e que para tal há uma diversidade de argumentos que devem ser usados para se defender melhor uma tese. Estuda-se, aqui, também, a prática da escrita refletindo sobre estratégias de planejamento, revisão e edição textual. Por fim, focaliza a literatura para adolescentes discutindo formas capazes de despertar no aluno o prazer e o valor da literatura.
Firmamos o propósito de que realmente “a escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores. Para muitos segmentos de uma sociedade injusta como a brasileira, a escola torna-se a única ou última esperança de envolvimento com a literatura. Literatura é, pois, assunto da escola, porque é condição da plena cidadania, da plena participação na produção humana.” (TP6 p.166)
Para o próximo encontro pedimos para que fosse feito o estudo aprofundado do TP6 (Unidades 21 e 22) e um “Avançando na prática” referente a essas unidades.
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