sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

1º Encontro - 2ª ETAPA - 05/09 e 11/09 - (4 horas)

1º Encontro – 2ª ETAPA – 05/09 e 11/09 – (4 horas)

Após um breve descanso, retomamos as atividades do Gestar II em nosso município:

Foram dadas as boas-vindas aos professores e como motivação inicial pedimos aos cursistas que escrevessem numa folha que professor tinha marcado mais a sua vida e por quê. Na hora da leitura percebeu-se que professores primários marcaram mais, apesar de algumas exceções. Concluiu-se que, nessa primeira etapa enquanto estudantes, precisamos de muito apoio por parte dos professores que devem tentar fazer com que as crianças sintam-se mais seguras para continuar sua trajetória estudantil. Percebemos também que os professores marcam nossa vida tanto positiva quanto negativamente e que, por isso, precisamos ser, na vida de nossos alunos, alguém que faça a diferença, de maneira positiva, para que bons frutos sejam colhidos.

Após a discussão, passamos para o vídeo “O sabor e o saber”,uma realização da TV Escola, disponível em www.dominiopublico.gov.br; onde depoimentos de educadores confirmam as discussões feitas anteriormente, principalmente o depoimento do educador e escritor Rubem Alves que, com suas sábias palavras nos mostra que “Educar é ensinar a degustar a vida” e que “Educar não é ensinar respostas; educar é ensinar a pensar”.

“Professores que marcaram a minha vida” (Depoimentos de alguns cursistas)

“Professora Marizete (4ª série) – Grupo Escolar Getúlio Vagas”: esta professora marcou a minha vida escolar por causa do seu jeito de trabalhar. Ela se dedicava realmente aos alunos, fez uma amizade grande com meus pais e com pais de outros alunos. Fazia passeios eucativose recreativos com a turma. Nunca me esquecerei da visita que fizemos à 1ª torre da EMBRATEL, em Itaboraí. Na época a torre era uma novidade e como o marido da professora trabalhava lá, pudemos conhecer tudo (só não me lembro mais dos detalhes). Ela participava, na medida do possível, da vida social dos alunos, indo as suas festinhas de aniversário. Era muito amiga, mas também muito exigente, “não dava mole” para os alunos. Era bem competente no ato de ensinar.”

(cursista Rosemary Tavares)

“No início da minha vida escolar (1ª série primária), a professora Maria Auxiliadora fez a diferença: dedicada, atenciosa, carinhosa e gostava muito de mim. Eu, enquanto aluna muito dedicada, estudiosa, fazia todas as tarefas e não deixava nada a desejar; isso causava uma situação de inveja e intrigas junto à turma, mas nada atrapalhava nossa relação professora x aluna, relação essa que cultivamos até hoje. Para minha maior surpresa, quando comecei a trabalhar no Colégio Estephânia de Carvalho, eu a encontrei trabalhando lá. E foi a maior festa, com isso mantemos uma relação de amizade e carinho até hoje.”

(cursista Rita de Cássia dos Santos)

“A professora Marise pediu para que esboçássemos algumas linhas sobre aquele professor que mais nos marcou. Tenho certeza que a professora irá receber dos colegas cursistas um escrito de quando eles estavam cursando o primário, porque normalmente os professores desse período costumam marcar mais. Infelizmente nada me marcou muito nessa etapa, a não ser a professora da 3ª série, Tarcila, que solicitou a presença de meu pai para fazer queixas de meu irmão(onze meses mais velho), que não queria nada na sala de aula:”Pai, o seu filho não quer nada com o estudo, é bagunceiro, porém é inteligente, aprende facilmente as coisas, diferente de sua filha que, apesar de quietinha e apática, tem muitas dificuldades no aprendizado” (era eu). Como chorei naquele dia, mas tentei superar. Mas o que marcou mesmo foi a partir da 5ª série no Colégio Princesa Isabel, onde conheci o professor de Ciências, Odilo Custódio de Resende, um grande amigo e orientador. Após concluir o “admissão”, esse professor me levou para o Colégio Nossa Senhora da Paz para cursar o Normal, onde conseguiu uma bolsa de estudos integral. Minha consideração foi tão grande por essa pessoa que o convidei para ser padrinho do meu casamento, onde os outros eram todos da família. Obrigada por ter a oportunidade de falar sobre uma pessoa que marcou e contribuiu muito para o meu crescimento, minha índole e meu convívio social.”

(cursista Isabel Cristina Campos)

Embevecidos pelas conclusões a que chegamos partimos para o estudo do TP6 como um todo. Esse TP baseia-se no estudo da Argumentação cuja finalidade específica é a de convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma idéia ou comportamento e que para tal há uma diversidade de argumentos que devem ser usados para se defender melhor uma tese. Estuda-se, aqui, também, a prática da escrita refletindo sobre estratégias de planejamento, revisão e edição textual. Por fim, focaliza a literatura para adolescentes discutindo formas capazes de despertar no aluno o prazer e o valor da literatura.

Firmamos o propósito de que realmente “a escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores. Para muitos segmentos de uma sociedade injusta como a brasileira, a escola torna-se a única ou última esperança de envolvimento com a literatura. Literatura é, pois, assunto da escola, porque é condição da plena cidadania, da plena participação na produção humana.” (TP6 p.166)

Para o próximo encontro pedimos para que fosse feito o estudo aprofundado do TP6 (Unidades 21 e 22) e um “Avançando na prática” referente a essas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário