domingo, 13 de dezembro de 2009

6º Encontro – 2ª ETAPA – 31/10 e 06/11 – (4 horas)




TP 1 – Unidade 1 – Variantes linguísticas: dialetos e registros

Unidade 2 – Variantes linguísticas: desfazendo equívocos

Nesses dias, realizamos, integralmente, a OFICINA1

I- Estudamos, aqui, as variantes linguísticas e chegou-se à principal conclusão na Unidade 1 de que a língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos. Assim, ao lado de regras sistemáticas que todos os seus falantes devem seguir, aparecem as variantes da língua, que podem referir-se ao uso de um grupo( DIALETO), ou ao uso de cada locutor(REGISTRO), no momento específico da interação. Muito importante ressaltar que “essas considerações nos levam a rever nossa atuação como professores de Língua Portuguesa. Em sala de aula, é fundamental criar oportunidades para que os alunos trabalhem textos que exemplifiquem diversas situações de comunicação, para que suas produções de textos fiquem também diversificadas.”

No estudo da Unidade 2, concluiu-se que, a norma culta é ensinada na escola e que seu conhecimento e domínio ajudarão o aluno a ampliar sua competência linguística, e a literatura pode valer-se ou não dessa norma, buscando variações lingüísticas que melhor consigam criar a linguagem do mundo criado por ela, com seus significados. As modalidades oral e escrita da língua são igualmente importantes e devem ser trabalhadas na escola: “atividades de ouvir e falar, ler e escrever, devem ser atividades constantes na sala de aula.”

II- Apresentação dos “Avançando na prática”:

Muitos professores fizeram a opção pelas atividades orais, tal como:

Comentário, por escrito, da atividade oral feita pelos alunos:

III – Nesse estudo em grupo, os professores responderam as questões sobre o Texto “A outra senhora” de Carlos Drummond de Andrade. Como sugerido no Caderno do Formador, fiz a leitura, em voz alta, para os professores. Depois, eles leram o texto silenciosamente e fizeram o trabalho. Eis um dos trabalhos apresentados:

IV – Como sempre, a avaliação foi positiva, pois, segundo os cursistas, nos TPs há uma gama de atividades novas e criativas para que eles possam desenvolver com seus alunos; e, especificamente nessas unidades desse TP, os textos apresentados foram excelentes porque o tema transversal escolhido é muito rico para a discussão em sala: FAMÍLIA e ESCOLA.

V – O que nos espera na próxima unidade?

Analisaremos uma importante questão: por que o TEXTO deve ser o centro do estudo da língua.

PARA CASA:

Estudo do TP 1 (Unidades 3 e 4) com a realização de um “Avançando na prática”.

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