domingo, 13 de dezembro de 2009

PAUSA PARA REFLEXÃO


Um pouco de Paulo Freire

O professor de Língua Portuguesa que pretende que seu aluno seja o sujeito de suas ações para através delas transformar a sua realidade deve ler Paulo Freire, um educador-alfabetizador que vê a educação como algo que liberta e conscientiza o indivíduo tornando-o um cidadão crítico e participativo nos processos culturais, sociais, políticos e econômicos do mundo em que vive.

Particularmente, em seu livro “A importância do ato de ler” ,em suma, são apresentados três artigos que têm a ver um com o outro em sua temática: mostram que o indivíduo(aluno/alfabetizando) se torna sujeito crítico de suas ações na medida em que a escola faz da leitura da palavra, a leitura da “palavra-mundo”, visto que esta precede àquela, e a importância do ato de ler se dá justamente aí: quando se consegue que o aluno leia o seu mundo para de alguma forma tentar “escrevê-lo ou reescrevê-lo”, ou seja, transformá-lo através de uma prática consciente.

“...a alfabetização deve ser tratada e realizada como ato de conhecimento, como ato criador e como ato político, como esforço de leitura do mundo e da palavra.”

“Agora já não é possível texto sem contexto...” pois “linguagem e realidade se prendem dinamicamente.”

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23ª ed.São Paulo:Cortez.1989

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