Trabalhamos, também, o Ampliando nossas referências TP6 – p.59 a 62 que trata da Argumentação: “chamamos argumento a todo procedimento lingüístico que visa persuadir, a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado, a levá-lo a crer no que foi dito e a fazer o que foi proposto. Nesse sentido, todos os textos são argumentativos, porque são, de certa maneira, persuasivos.”
II – Apresentação do “Avançando na prática”
As atividades mais aplicadas com os alunos foram a da p. 54 que propõe a definição de uma idéia para ser defendida e a da p. 91 que pede o relato de uma experiência inesquecível antecedido de atividades de planejamento para a escrita. Eis algumas atividades:
III- A atividade proposta pelo TP foi muito bem aceita pelos cursistas que acharam-na muito interessante para fazê-la com os seus alunos: continuação de uma crônica a partir de atividades de planejamento e revisão. A continuação do texto original foi entregue aos professores e lido com eles. (Caderno doFormador p. 38). Eis a atividade de um dos grupos de cursistas:
IV- Avaliação da oficina:
Como a maioria dos professores cursistas leciona no 9º ano (8ª série) e nessa série o texto argumentativo é muito trabalhado, o estudo do TP foi muito enriquecedor pois trouxe muitas sugestões e práticas para o trabalho em sala de aula. Os professores perceberam que a aplicabilidade de algumas atividades como a de planejamento da escrita poderia surtir efeitos positivos em suas aulas de produção textual.
V- Como motivação para o próximo encontro conversamos mais um pouco sobre literatura para adolescentes e sobre a importância da ESCOLA em formar leitores.
PARA CASA: Estudo do TP6 (Unidades 23 e 24) com a realização de um “Avançando”
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