Pela MANHÃ, realizamos a OFICINA 4 integralmente, mas antes de a iniciarmos, preparamos um delicioso café da manhã para recepcionar nossos cursistas que com certeza chegariam exauridos com a finalização dos trabalhos. E assim aconteceu:
Falamos algumas palavras, nós, formadoras, agradecendo a participação de todos os professores que chegaram ao término do programa e ressaltamos que, indubitavelmente, houve uma fantástica troca de experiências pessoais e profissionais durante o tempo em que estivemos juntos. Entregamos uma singela lembrança para os colegas com uma mensagem de Natal e iniciamos a oficina:
TP2 – Unidade 7 – A arte: formas e funções
Unidade 8 – Linguagem figurada
Na unidade 7 falou-se de ARTE como uma forma de conhecimento do mundo que nos cerca e que suas principais características são a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma que criam um papel importante: por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Muito importante é ressaltar que: “ao nos colocar no centro da fantasia, ao criar as muitas possibilidades de interpretação, a arte põe no fruidor a responsabilidade de descobrir significados, de jogar o jogo, de montar o quebra-cabeça. Então, são convidados a atuar a sensibilidade e o espírito crítico do leitor, qualidades fundamentais para o sujeito transformado em cidadão.”
Na unidade anterior vimos algumas características de todas as artes e, portanto, da literatura. Agora, na unidade 8, foi feita uma análise mais de perto das chamadas “figuras de linguagem” mostrando que elas aparecem tanto sistematicamente na linguagem literária, quanto na nossa linguagem cotidiana e que são recursos linguísticos usados para evidenciar nosso estado de espírito, sentimentos e emoções: inversão da ordem das frases, repetição das palavras, usando-as com outro sentido ou para fazer comparações, tudo para, consciente ou inconscientemente, escancarar nossas emoções,ou não deixar dúvidas sobre o que falamos: metonímia, metáfora, aliteração, onomatopeia e pleonasmo.
II- Apresentação do “Avançando na prática”:
Alguns professores escolheram trabalhar as onomatopeias por ser uma atividade leve e prazerosa para os alunos:
III- Esta atividade em grupo tinha por objetivo fazer a interpretação de uma charge de Quino e uma produção de um bilhete ou cartão. Eis uma das atividades apresentadas:
Parte III - OFICINA 4
TP2 - p.153 - Respostas:
1ª ATIVIDADE
A - A roupa que o homem usa: roupão e a poltrona que aparece na figura.
B – O proprietário da casa e, possivelmente, o mordomo. Os papéis dentro do cenário demonstram hierarquia: o que manda e o que obedece.
b- a ironia
Certamente o presente lhe será muito útil, não se preocupe em retribuição ou agradecimento. A sua satisfação ao utilizar esse objeto doméstico será, para mim, também um presente.
Do amigo Luís
Dezembro de 2009
Cursistas: Márcia Nazareth,Josilea e Viviane
IV- Como avaliação, pudemos perceber que, apesar do cansaço, os cursistas gostaram muito dos assuntos abordados no TP2 de um modo geral e acharam realmente as atividades bem tranquilas: propícias, inclusive, para essa época do ano.
Pausa para o almoço.
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