quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

9º Encontro - 2ª ETAPA - 12/12 - (4 horas) - FINALIZAÇÃO DO PROGRAMA - MANHÃ

Assim como ocorreu no término da 1ª ETAPA,nesse dia reunimos nossas três turmas.

Pela MANHÃ, realizamos a OFICINA 4 integralmente, mas antes de a iniciarmos, preparamos um delicioso café da manhã para recepcionar nossos cursistas que com certeza chegariam exauridos com a finalização dos trabalhos. E assim aconteceu:

Falamos algumas palavras, nós, formadoras, agradecendo a participação de todos os professores que chegaram ao término do programa e ressaltamos que, indubitavelmente, houve uma fantástica troca de experiências pessoais e profissionais durante o tempo em que estivemos juntos. Entregamos uma singela lembrança para os colegas com uma mensagem de Natal e iniciamos a oficina:

TP2 – Unidade 7 – A arte: formas e funções

Unidade 8 – Linguagem figurada

Na unidade 7 falou-se de ARTE como uma forma de conhecimento do mundo que nos cerca e que suas principais características são a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma que criam um papel importante: por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re)interpretação do mundo. Muito importante é ressaltar que: “ao nos colocar no centro da fantasia, ao criar as muitas possibilidades de interpretação, a arte põe no fruidor a responsabilidade de descobrir significados, de jogar o jogo, de montar o quebra-cabeça. Então, são convidados a atuar a sensibilidade e o espírito crítico do leitor, qualidades fundamentais para o sujeito transformado em cidadão.”

Na unidade anterior vimos algumas características de todas as artes e, portanto, da literatura. Agora, na unidade 8, foi feita uma análise mais de perto das chamadas “figuras de linguagemmostrando que elas aparecem tanto sistematicamente na linguagem literária, quanto na nossa linguagem cotidiana e que são recursos linguísticos usados para evidenciar nosso estado de espírito, sentimentos e emoções: inversão da ordem das frases, repetição das palavras, usando-as com outro sentido ou para fazer comparações, tudo para, consciente ou inconscientemente, escancarar nossas emoções,ou não deixar dúvidas sobre o que falamos: metonímia, metáfora, aliteração, onomatopeia e pleonasmo.

II- Apresentação do “Avançando na prática”:

Alguns professores escolheram trabalhar as onomatopeias por ser uma atividade leve e prazerosa para os alunos:

III- Esta atividade em grupo tinha por objetivo fazer a interpretação de uma charge de Quino e uma produção de um bilhete ou cartão. Eis uma das atividades apresentadas:

Parte III - OFICINA 4

TP2 - p.153 - Respostas:

1ª ATIVIDADE

A - A roupa que o homem usa: roupão e a poltrona que aparece na figura.

B – O proprietário da casa e, possivelmente, o mordomo. Os papéis dentro do cenário demonstram hierarquia: o que manda e o que obedece.

C – Não, obviamente a cena não mostra a falta de uma escada, mas sim a submissão do empregado atrelado à arrogância, à tirania do proprietário.

D- a- O título do livro vem reforçar a cena: a diferença de classes, a distância que existe entre as classes sociais, mostrando o poder do mais privilegiado de forma irônica.

b- a ironia

2ª ATIVIDADE - Carta:

Caro amigo “marxista”:

Como o Natal está chegando e devido à cena que presenciei na última visita que lhe fiz, envio-lhe junto a esta carta um presente que lhe será muito útil: uma escada. Pensei neste presente a fim de poupar-lhe futuros constrangimentos com seus empregados. Pois é claro que, se tratando de um homem culto e educado como o senhor, imagino que foi muito constrangedor pedir a um empregado que lhe servisse de apoio para subir no afã de alcançar um livro, tudo por falta de uma escada. Bem sei que não teve intenção de humilhar seu empregado, pois essa atitude só tem pessoas mesquinhas, ignorantes e tiranas, que com certeza não é o seu caso, pois bem lhe conheço e sei da sua cultura, educação e inteligência.

Certamente o presente lhe será muito útil, não se preocupe em retribuição ou agradecimento. A sua satisfação ao utilizar esse objeto doméstico será, para mim, também um presente.

Do amigo Luís

Dezembro de 2009

Cursistas: Márcia Nazareth,Josilea e Viviane


IV- Como avaliação, pudemos perceber que, apesar do cansaço, os cursistas gostaram muito dos assuntos abordados no TP2 de um modo geral e acharam realmente as atividades bem tranquilas: propícias, inclusive, para essa época do ano.

Pausa para o almoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário