domingo, 13 de dezembro de 2009

4º Encontro – 2ª ETAPA – (03/10 e 09/10) – 4 horas

TP6 – Unidade 23 – O processo de produção textual: revisão e edição

Unidade 24 - Literatura para adolescentes

Nesses dias, realizamos a OFICINA 12 integralmente:

I - Como já havíamos discutido bastante, sobre as questões levantadas nessas Unidades, as considerações foram breves.

Na Unidade 23, a atividade 9 (p.148) foi feita com os cursistas e reforçamos a importância do aluno fazer a revisão do seu texto baseando-se, principalmente, na ortografia, pontuação e coesão/coerência. Concluiu-se que a revisãoe a edição de um texto devem ser feitas levando-se em conta sempre as necessidades e objetivos da situação sócio-comunicativa.

E, no que diz respeito à Unidade 24 constatou-se que o professor tem de realmente ter entusiasmo, conhecimento e contato constantecom obras literárias para nortear seus alunos no estudo das mesmas. Ele é o mediador entre o leitor e a obra e deve ser, principalmente, o grande incentivador nessa difícil, mas possível, tarefa de fazer com que seus alunos sintam um verdadeiro PRAZER na leitura dos livros.

II – Apresentação dos “Avançando na prática:

Foram muito bem aceitas as propostas das p.141 (Entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano) e p.190 que propõe uma discussão sobre a relação do aluno com a leitura: por que leem e por que não leem. Eis algumas atividades:

III – Apresentação de obras literárias para os alunos:como fazê-la? Os livros trazidos para apreciação foram muitos e em discussão em grupo tivemos:

IV – Avaliação:

Falar de LITERATURA é sempre prazeroso e as discussões foram excelentes, mesmo porque, houve a constatação, por parte dos professoresde que os adolescentes, hoje, de uma maneira geral, estão lendo e gostando de ler, por isso nosso incentivo à leitura precisa ser contínuo para que essa prática não esmoreça.

Gostaria de chamar a atenção para uma atividade feita por uma cursista com um livro literário, mesmo porque, ao falar do trabalho, os olhos da professora brilharam e realmente percebemos o quanto ele foi prazeroso para ela e para seus alunos: o livro em questão é “O giro da bailarina”de Keyla Ferrari Lopes. A professora passou três atividades referentes ao livro: resumo, opinião sobre a história e escrita de uma mensagem para a personagem principal. O livro fala de menina cadeirante que dança balé e segundo a professora os alunos se emocionaram bastante com a sua história.

V – Nosso próximo estudo baseia-se, principalmente, nas variações linguísticas, assunto, esse, que deve ser bem trabalhado com os nossos alunos, vocês não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário