segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"Memoráveis leituras"


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: TALITA

Quem foi Talita? Personagem principal da minha CARTILHA. Essa cartilha (Alfabetização / 1972) foi o meu marco de leitura. Além de ser uma cartilha(1

º livro), foi inesquecível. Perdi a conta de quantas vezes eu a li e até bem pouco tempo eu a tinha guardada em minha casa. A partir da Talita, muitas outras histórias foram um presente. Apesar de não ter me despedido completamente da cartilha, chegou a hora dos “contos de fada”. Minha irmã me presenteava com as coleções desses contos. Que maravilhosos! Relia-os várias vezes, até sabê-los todos de cor. Dos mais conhecidos e populares aos mais estranhos como o “Rumpeltinstinkin”, conto bem interessante. Fiquei um bom tempo lendo os contos de fada, graças ao apoio da minha família. Não me lembro, nessa época, de ter lido alguma coisa na escola. Cheguei à “5ª série”; tive um professor-escritor, lemos seu livro, mas não me lembro do título, só lembro que a história era sobre extra-terrestres. Na”6ª série” li “Clarissa” de Érico Veríssimo, não gostei, muito denso na época. Continuava lendo pouco na escola: li um volume dos tantos “Para gostar de ler”. No “2º grau”, com a Literatura, vieram os clássicos, mas confesso que poderia ter lido mais do que li: fez falta na faculdade. Por conta própria, levei um tempo lendo José de Alencar: “Iracema”, “O guarani” (livro que adorei!) entre outros. Cheguei à Universidade com pouca bagagem de leitura. Aí, nas aulas de Literatura apaixonei-me pela poesia, particularmente por Cecília Meirelles e Carlos Drummond de Andrade. Nessa época, já lecionava e passei esse gosto para muitos alunos: foram muitos os trabalhos com a poesia! Durante o período da faculdade, precisávamos ler muito, é certo, mas também peguei um hábito de ler só pelo prazer: vários contos/romances povoaram meu imaginário. E, hoje, após vinte e quatro anos lecionando, posso dizer que foram muitos os livros que li e leio, os sugeridos aos alunos e os que os amigos indicam para nosso deleite.Confesso que percebi que a leitura pelo prazer de ler é muito mais completa, o sabor da história é outro, por isso, prefiro, enquanto professora, sugerir vários títulos e histórias e os alunos fazerem sua opção. Ah, tenho sempre um livro na minha cabeceira e o do momento é “A cabana”(uma maravilhosa lição de vida). Pretendo ler muitos outros livros, não vejo minha vida dissociada da deles.


"Todos lemos a nós e ao mundo a nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial." (Alberto Manguel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário