Esse encontro foi atípico. Como não haveria outra data para realizá-lo, resolvemos fazê-lo sete dias após o último encontro. Isso foi de comum acordo entre as partes envolvidas visto que os professores não gostariam que as aulas acontecessem em seu recesso escolar ( 2ª quinzena de julho) pois haviam assumido outros compromissos.
Todas as turmas do GESTAR II em Língua Portuguesa estavam presentes. Aconteceu num sábado, de forma integral.
MANHÃ – (4 horas)
Inicialmente fizemos um caféda manhã com os cursistas, as duas formadoras e a coordenadora do Programa no Município que, numa breve fala, agradeceu a participação dos professores no Gestar e deu algumas informações sobre outros projetos/cursos em andamento no Município.Como forma de confraternização, cada formadora falou sobre a importância de estarmos juntos ali e entregou um bombom com os versos: “Vem, vamos embora/que esperar não é saber/quem sabe faz a hora/não espera acontecer” (Geraldo Vandré) enfatizando que nós, professores, somos sujeitos de nossas ações e qualquer mudança de atitude deve começar conosco.
Em seguida, todos reunidos, realizamos a OFICINA 10.
TP5 – Unidade 19 – Coesão textual
Unidade 20 – Relações lógicas no textoI- A Unidade 19 trata da COESÃO TEXTUAL que refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Enquanto a coerência “combina” os textos com o seu exterior, com a situação sócio-comunicativa, com suas finalidades, com seu contexto, a coesão “combina” os textos no seu interior, através de elementos linguísticos que ligam as partes de maneira a formar um todo. Esses doisaspectos de construção textual – a coerência ea coesão – são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto. A Unidadetambém aponta dois tipos de coesão: referencial, constituída por termos linguísticos que remetem ao mesmo objeto, ou referente e sequencial que estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, produzindo a progressão temática.A Unidade 20 trata das relações lógicas do(no) texto. “Para que os “mundos” criados textualmente possam apresentar coerência, a partir de idéias ou informações, um texto também organiza essas idéias de forma lógica. Por isso, tanto a leitura quanto aprodução de um texto são orientadas por pistas a respeito de como organizar as informações veiculadas no texto. O leitor – ou produtor – atento procura por essas pistas juntocom as informações. Essas pistas marcam asrelações lógicas.” (TP5 p.181) Entre elas estão a temporalidade/identidade (por comparação)/negação e a implicação.
Unidade 20 – Relações lógicas no textoI- A Unidade 19 trata da COESÃO TEXTUAL que refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Enquanto a coerência “combina” os textos com o seu exterior, com a situação sócio-comunicativa, com suas finalidades, com seu contexto, a coesão “combina” os textos no seu interior, através de elementos linguísticos que ligam as partes de maneira a formar um todo. Esses doisaspectos de construção textual – a coerência ea coesão – são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto. A Unidadetambém aponta dois tipos de coesão: referencial, constituída por termos linguísticos que remetem ao mesmo objeto, ou referente e sequencial que estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, produzindo a progressão temática.A Unidade 20 trata das relações lógicas do(no) texto. “Para que os “mundos” criados textualmente possam apresentar coerência, a partir de idéias ou informações, um texto também organiza essas idéias de forma lógica. Por isso, tanto a leitura quanto aprodução de um texto são orientadas por pistas a respeito de como organizar as informações veiculadas no texto. O leitor – ou produtor – atento procura por essas pistas juntocom as informações. Essas pistas marcam asrelações lógicas.” (TP5 p.181) Entre elas estão a temporalidade/identidade (por comparação)/negação e a implicação.
II- Apresentação dos “Avançando na prática”
TARDE – (4 horas)Continuação da OFICINA 10:
III- A proposta de atividade foi bem aceita pelos cursistas: propaganda de um produto usando a NEGATIVA. O interessante foi que os professores pensaram em objetos que faziam parte do universo do adolescente como espelho, celular.
Eis uma das atividades:
cursistas em atividade
IV- A avaliação da oficina foi positiva pois para os professores sempre se consegue tirar da oficina muita coisa produtiva para utilizarem suas aulas, mas, particularmente agora,pontuaram a falta de tempo como a maior dificuldade encontrada para uma melhor realização das atividades.
IV- A avaliação da oficina foi positiva pois para os professores sempre se consegue tirar da oficina muita coisa produtiva para utilizarem suas aulas, mas, particularmente agora,pontuaram a falta de tempo como a maior dificuldade encontrada para uma melhor realização das atividades.
V- Aguardaremos as orientações da 2ª formação para os próximos encontros.
Após a oficina, fizemos a DINÂMICA da “chave e o cadeado” com dois objetivos: o primeiro para reforçar o tópico teórico da coerência sugerindo inclusive que essa atividade fosse feita com os seus alunos; segundo como forma de socialização do grupo, posto que ali encontravam-se professores de turmas variadas do GESTAR e o objetivo foi alcançado pois após a realização da dinâmica os cursistas sentiram-se mais próximos uns dos outros.
Após a oficina, fizemos a DINÂMICA da “chave e o cadeado” com dois objetivos: o primeiro para reforçar o tópico teórico da coerência sugerindo inclusive que essa atividade fosse feita com os seus alunos; segundo como forma de socialização do grupo, posto que ali encontravam-se professores de turmas variadas do GESTAR e o objetivo foi alcançado pois após a realização da dinâmica os cursistas sentiram-se mais próximos uns dos outros.
Agora, parecia que todos estavam preparados para uma AVALIAÇÃO dessa primeira etapa do GESTAR. Entregamos a folha de avaliação, os professores escreveram suas impressões, relatando-as também oralmente. Apenas algumas serão apresentadas, mas todos os professores, sem exceção, fizeram uma avaliação positiva da primeira etapa do GESTAR II em Língua Portuguesa no Município de São Gonçalo.
Terminamos essa primeira etapa com um LANCHE COLETIVO, animados para os próximos encontros apesar de todo o cansaço.
"SÓ DESPERTA PAIXÃO DE APRENDER, QUEM TEM PAIXÃO DE ENSINAR” CENTEC
Até a segunda etapa!
"SÓ DESPERTA PAIXÃO DE APRENDER, QUEM TEM PAIXÃO DE ENSINAR” CENTEC
Até a segunda etapa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário