Nesse encontro, realizamos a OFICINA 3 integralmente:
I - Na unidade 5 constatamos haver três concepções de gramática e que todas devem ter o seu lugar no projeto de ensino-aprendizagem da língua: a interna, a descritiva e a normativa. “Não se pode usar uma língua sem usar a sua gramática”. A primeira é o conjunto de regras que o falante já domina. É fundamental o professor perceber que essa gramática se amplia sempre, e que desenvolvê-la é desenvolver a própria competência do aluno. A segunda é o conjunto de regras que o observador da língua procura compreender e explicar: reflexão sistemática sobre os fatos da língua. E a terceira tem o seu interesse voltado para as regras da norma culta: tem lugar quando o objetivo é o desenvolvimento da capacidade do aluno para usar a língua em situações de formalidade, que exigem a língua padrão.
Na unidade 6 discutimos sobre um tópico simples de análise linguística, mas não menos importante: a frase e concluímos que mais importante que tudo é, no trabalho com a linguagem, criar para os alunos oportunidades diversas de uso da língua, de modo que eles possam apropriar-se dos mais diferentes tipos de organização da frase.
II – Apresentação dos “Avançando na prática”:
Escolhemos duas atividades dos cursistas: cada uma referente a uma unidade:
III- Em grupo, os professores apresentaram umaproposta de atividade de leitura e produção de textos a partir do poema QUATRO (Leo Cunha). Deveriam ressaltar também um fato linguístico para ser trabalhado no texto com os alunos:
IV- Os professores acharam os tópicos teóricos discutidos bem leves e de fácil compreensão e gostaram das propostas de atividades apresentadas pelo TP e pelo AAA.
V – Levantamos a discussão de como a ARTE aparece em nossa vida e falamos sobre a sua importância nos estudos.
PARA CASA: Estudo do TP2 (Unidades 7 e 8) com a preparação de um “Avançando”.
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