domingo, 13 de dezembro de 2009

7º Encontro – 2ª ETAPA – 14/11 e 27/11 – (4horas)

TP1 – Unidade 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua

Unidade 4 – A intertextualidade

Nesses dias, realizamos, integralmente a OFICINA2:

I – A unidade 3 traz a confirmação dos estudos do Gestar: “o texto é a unidade básica de ensino” (PCN). O ensino-aprendizagem de qualquer língua deve dar-se com o uso de TEXTOS pois é por meio deles pensamos e interagimos. “O texto deve ser o centro de todas as atividades que envolvem o ouvir, o falar, o ler e o escrever.” Fizemos uma discussão sobre o “Ampliando nossas referências” p.123 que trata da história da palavra LEITURA.

A unidade 4 trata da Intertextualidade: o diálogo entre textos, faz menção e explica várias formas de intertextualidade: paráfrase, paródia, pastiche (envolvendo todo o texto) e citação, epígrafe, referência, alusão (envolvendo partes do texto). Um outro assunto importante também é a questão do ponto de vista: “ os ângulos diferentes de ver o mundo e suas ocorrências devem nos ajudar a pensar e valorizar a democracia: se a mesma coisa têm dois lados, não podemos simplesmente determinar que o lado que nós vemos é o melhor, muito menos o único. Essa é uma ilusão autoritária, que nos cabe combater.” “Como professor, é importante que não só suas atitudes, mas também suas propostas, incentivem seus alunos a enxergar as coisas de mais de um ângulo. Quanto mais cada um se deslocar, para tentar entender a lógica dos outros, tanto mais ele perceberá que tudo é relativo: é (ou pareceser) de determinado jeito, em relação a um ponto de vista.”

II- “Avançando na prática”

Algumas das atividades apresentadas foram em torno da atividade da p.136.Cursista: Josilea Soares:

Uma das cursistas, além de fazer a atividade acima, pediu que os alunos fizessem um desenho para caracterizar o provérbio. Foi muito criativo da sua parte! Cursista: Marcia Nazareth

III- Antes de fazermos a atividade sugerida pelo TP, apresentamos o texto: “O vendedor de sapatos em Angola”¹onde, após a sua leitura discutimos, mais uma vez, sobre “ponto de vista”. Foi uma análise muito produtiva para então iniciarmos o trabalho em grupo com o texto “A língua” cuja principal discussão gira em torno também do “ponto de vista”. Os professores precisariam fazer um plano de leitura e produção com o referido texto:

Trabalho com o texto "A língua":

IV- A avaliação não deixou de ser positiva, mas o fator cansaço e tempo estão pesando mais para os professores. Normal, nesta época do ano.

V- Ensinar ou não a Gramática??? Discutiremos também sobre isso nas próximas unidades.

¹ In: BERKENBROCK, Volney J.Histórias para dinamizar reuniões. Petrópolis, Vozes, 2005. p.91-2

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