quinta-feira, 6 de agosto de 2009

5º Encontro – 05/06 e 06/06 (4 horas)

TP4 - Unidade 13 – Leitura, escrita e cultura
Unidade 14 – O processo de leitura

Nesse encontro, realizamos a OFICINA 7 integralmente.

I- Iniciamos com a leitura do texto extra “Alfabetização e letramento” de Maria da Graça Costa Val. Na discussão do texto percebemos ter ficado bem claro que a Alfabetização diz respeito à compreensão e ao domínio do chamado “código” escrito e Letramento pode ser definido como o processo de inserção e participação na cultura escrita, ou seja, com o letramento, é dada ao indivíduo a possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. E como conclusão temos que uma ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea,a alfabetização e o letramento.A leitura do texto acima foi de suma importância para entendermos melhor a Unidade 13 do TP em estudo que mostra que quando trabalhamos a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento, temos em vista um processo de ensino-aprendizagem que busca as questões culturais, situações sócio-comunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno e o conhecimento novo apresentado na escola e em outros lugares em que aprendemos a ler o mundo. A Unidade 14 chama a atenção para a importância da consideração dos objetivos e dos conhecimentos prévios, em cada ato de ler. Nosso desafio, enquanto professores, na escola, é ajudar os alunos a terem necessidade de ler, buscar com eles as razões verdadeiramente pessoais para saber alguma coisa, ou viver determinada experiência, por meio da leitura.

II- Apresentação dos “Avançando na prática”.
Como nesse mês acontecem Festas Juninas nas escolas, os professores, de uma maneira geral, deram preferência ao tema FESTAS, sugerido nas atividades das p. 41 e 50. Eis algumas das atividades apresentadas:






III- A atividade consiste na interpretação de texto e formulação de perguntas de interpretação para as turmas de 3º e 4º ciclos do TEXTO: “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade (TP4 – p.97). Eis uma das atividades apresentadas:


IV- A avaliação dessa oficina foi positiva, principalmente porque para os cursistas o estudo do tópico teórico LETRAMENTO ajudou-os a esclarecer algumas dúvidas que eles tinham a esse respeito para dessa maneira enriquecerem seus trabalhos em sala de aula.

V- O que você espera de um estudo que se intitula “Mergulho no texto”? Às vezes você se faz a pergunta: Por que meu aluno não lê?

PARA CASA: Estudo do TP4 (Unidades 15 e 16) com a realização de um “Avançando na prática”


Nenhum comentário:

Postar um comentário