TP5 – Unidade 17 – Estilística
Unidade 18 – Coerência textualA OFICINA 9 também foi realizada integralmente aqui.
I- A Unidade 17 mostra-nos a noção de ESTILO no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística, fazendo-nos compreender que estilo é o modo como falante constrói a sua fala e que existe um conjunto de recursos expressivos que pode ser utilizado na fala e na escrita para gerar um efeito de sentido.A Unidade 18 trabalha com a COERÊNCIA TEXTUAL que é a interligação harmoniosa entre as partes de um texto para garantir sua inteligibilidade, sua compreensão. Essa coerência melhor se dará quanto maior for o conhecimento de mundo do falante. “É pela coerência textual que se vê e se faz a diferença entre um amontoado de palavras e um texto” (TP5 – p.105)
II- Apresentação dos “Avançando na prática”Muitos professores escolheram a atividade da p.82 do TP em estudo por se tratar de uma atividade lúdica muito apreciada pelos alunos: o quebra-cabeça. Alguns professores, inclusive, disseram que aproveitaram a atividade para revisar aspectos gramaticais pois as avaliações bimestrais estavam próximas.Vejamos uma atividade realizada:
III- Para os cursistas, essa atividade foi excelente para fixar o estudo da coerência textual aliada à linguagem verbal e não- verbal e o efeito de sentido que essas linguagens trazem para o texto. Escolhemos trabalhar com diferentes propagandas como sugerido pelo Caderno do formador para tornar a análise mais rica e produtiva. Este trabalho ficou bem interessante:
IV- Nessa avaliação, os professores admitiram que o seu estudo teórico foi feito de maneira superficial porque o bimestre escolar está terminando e o número de atividades para realizar torna-se maior. Tudo foi um pouco corrido, inclusive a execução do “Avançando na prática”. Apesar disso, gostaram das atividades apresentadas nas Unidades e disseram que posteriormente trabalhariam essas atividades com seus alunos. Especificamente, nessa oficina, os professores levantaram uma questão: Como trabalhar qualitativamente com o TEXTO se na maioria das escolas do nosso Município não há uma biblioteca ativa? Foi feita, então, uma proposta: que os professores envolvidos no Programa fizessem um documento para apresentar à Secretaria de Educação pedindo a reativação das bibliotecas das Escolas Municipais, pois o fato é que, na maioria das escolas as salas existem, os livros existem (e são maravilhosos!) mas não há um funcionário capacitado para trabalhar em uma biblioteca. As “bibliotecas” são, na verdade, apenas um “depósito de livros” (palavras de uma cursista). A proposta foi aceita por unanimidade. Eis o documento que foi assinado por todos:
V- Estudamos a coerência textual. E a coesão textual? Há diferença entre esses dois termos? Discutiremos essa questão no próximo encontro.
PARA CASA: Estudo do TP5 (Unidades 19 e 20) com a realização de um “Avançando na prática”
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