TP4 – Unidade 15 – Mergulho no texto
Unidade 16 – A produção textual – Crenças,teorias e fazeres
Realizamos, aqui, a OFICINA 8 de maneira integral.
I – Na Unidade 15 compreendemos que, devido à complexidade do ato de ler, nós, professores, precisamos nos preocupar em oferecer aos nossos alunos procedimentos de leitura no sentido de ajudá-los a desenvolver as habilidades de compreensão, formulando adequadamente as perguntas sobre o texto para que eles cheguem a uma análise mais pertinente das respostas obtidas; mostrando como chegar à estrutura do texto e por fim facilitar a consecução de um dos objetivos mais importantes da leitura: o ler para aprender.Na Unidade 16 a preocupação é com o ensino da escrita que deve ser entendido como prática comunicativa precisando ser desenvolvido de maneira processual através de atividades que valorizem a produção de significados.Achamos pertinente a análise do “Ampliando nossas referências” que trouxe o texto Por que meu aluno não lê? De Ângela Kleiman (TP4 – p.147/148). Através desse texto os professores confirmaram que, muitas vezes,a leitura em sala de aula não envolve PRAZER, por isso é uma atividade árdua. E nossa missão é mudar essa situação utilizando-nos de novas práticas no estudo do texto.Antes de passarmos para a etapa seguinte, lemos e fizemos uma apreciação de textos extras que justificavam vários níveis de leitura de um texto para ratificar a complexidade do ato de ler e que os conhecimentos prévios interferem na produção de significado de um texto.
II – Apresentação dos “Avançando na prática”Os professores apresentaram, nesse momento, atividades variadas como interpretação de texto, ordenação de parágrafos, diário, cartão-postal. Entre elas, está a atividade abaixo cujo objetivo era escrever um cartão-postal para um amigo:
III- A atividade proposta pelo TP foi bem aceita pelos cursistas principalmente porque seu tema PROFISSÕES é sempre bem discutido com os alunos. Em sua análise viram que teriam um material muito rico para trabalhar em sala com o envolvimento de vários gêneros textuais como a propaganda e a carta. Eis uma das atividades apresentadas:
V – Perguntas feitas aos cursistas: Em que momento, no estudo da linguagem, falamos em ESTILO? Como tornar um texto coerente? Essas são algumas das questões as quais discutiremos no próximo encontro.
PARA CASA: Estudo do TP5 (Unidades 17 e 18) com a realização de um “Avançando na prática”.
IV – A avaliação da oficina pelos cursistas foi positiva. Eles continuam vendo nos TPs e AAAs uma gama de possibilidades de trabalho com os textos.
V – Perguntas feitas aos cursistas: Em que momento, no estudo da linguagem, falamos em ESTILO? Como tornar um texto coerente? Essas são algumas das questões as quais discutiremos no próximo encontro.
PARA CASA: Estudo do TP5 (Unidades 17 e 18) com a realização de um “Avançando na prática”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário