terça-feira, 28 de julho de 2009

3º Encontro – 08/05 e 09/05 (4 horas)

O que são as OFICINAS?

São os encontros presenciais com duração de 4 horas.

Possuem uma sequência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em pequenos grupos. Acontecem após o estudo em casa de duas unidades dos TPs.

ETAPAS:
Parte I – Comentários e sugestões a respeito dos assuntos e atividades focalizados nas duas unidades estudadas.

Parte II – Relato de experiência

Apresentação do “Avançando na prática” ( com a entrega de um relatório por escrito): uma atividade desenvolvida pelo professor com os seus alunos.

Parte III – Desenvolvimento de uma atividade pelos cursistas.

Parte IV – Avaliação da oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.

Parte V – Introdução das novas unidades com perguntas instigadoras.

Nesse encontro foi realizada a Oficina 5 integralmente (TP3 – Unidades 9 e 10)

Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado

Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais

I- Essas unidades tratam dos Gêneros textuais. Fizemos seu estudo no último encontro e agora

reforçamos esse tópico colocando em relevância seu conceito:

GÊNERO TEXTUAL:”conjunto de características que os textos, orais ou escritos, apresentam em relação ao contexto em que são usados.”

Concluímos que a identificação e consequente classificação de um gênero resulta de um “jogo de fatores linguísticos e sociais” utilizado pelos interlocutores. A sua classificação leva sempre em conta a finalidade para a qual o texto é construído (finalidade sócio-comunicativa). A classificação dos gêneros é praticamente ilimitada e podemos citar como exemplos a carta pessoal ou comercial, o poema, a receita, a fábula, a crônica entre outros.

II- Apresentação dos “Avançando na prática”:

Quase que por unanimidade os professores optaram pela tarefa referente ao gênero BIOGRAFIA sugerida na p. 25 do TP em estudo.

A partir dos relatórios, chegou-se à conclusão de que as tarefas foram muito prazerosas tanto para os alunos quanto para os professores. Esses puderam com a BIOGRAFIA conhecer melhor a vida e os gostos dos seus estudantes.

III- Trabalhamos em grupo a atividade das p.192 e 193.

Nesse momento os cursistas sempre preparam atividades a partir do material sugerido pelo TP; atividades essas que poderão ser desenvolvidas com os seus alunos e que se baseiam no estudo teórico feito no TP. No caso, aqui, foram atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam. Houve atividades com ambos os textos(Texto1 e Texto2) e foram bem produtivas.

IV- A avaliação da oficina foi muito positiva. Os professores gostaram muito das etapas e ressaltaram como diferencial a troca de experiências provocada pelos “Avançando na prática”. Mostraram-se animados para o próximo encontro.

V- Fizemos uma breve discussão sobre o que seria TIPO TEXTUAL e se havia diferença entre Gênero e Tipo. Alguns professores tiveram dúvidas e sinalizamos que essa seria a principal questão a ser analisada no próximo encontro.

PARA CASA: Estudo do TP3 (Unidades 11 e 12) com a realização de um “Avançando na prática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário