São os encontros presenciais com duração de 4 horas.
Possuem uma sequência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em pequenos grupos. Acontecem após o estudo em casa de duas unidades dos TPs.
ETAPAS:
Parte I – Comentários e sugestões a respeito dos assuntos e atividades focalizados nas duas unidades estudadas.
Parte II – Relato de experiência
Apresentação do “Avançando na prática” ( com a entrega de um relatório por escrito): uma atividade desenvolvida pelo professor com os seus alunos.
Parte III – Desenvolvimento de uma atividade pelos cursistas.
Parte IV – Avaliação da oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução das novas unidades com perguntas instigadoras.
Nesse encontro foi realizada a Oficina 5 integralmente (TP3 – Unidades 9 e 10)
Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
Unidade 10 - Trabalhando com gêneros textuais
I- Essas unidades tratam dos Gêneros textuais. Fizemos seu estudo no último encontro e agora
reforçamos esse tópico colocando em relevância seu conceito:
GÊNERO TEXTUAL:”conjunto de características que os textos, orais ou escritos, apresentam em relação ao contexto em que são usados.”
Concluímos que a identificação e consequente classificação de um gênero resulta de um “jogo de fatores linguísticos e sociais” utilizado pelos interlocutores. A sua classificação leva sempre em conta a finalidade para a qual o texto é construído (finalidade sócio-comunicativa). A classificação dos gêneros é praticamente ilimitada e podemos citar como exemplos a carta pessoal ou comercial, o poema, a receita, a fábula, a crônica entre outros.
II- Apresentação dos “Avançando na prática”:
Quase que por unanimidade os professores optaram pela tarefa referente ao gênero BIOGRAFIA sugerida na p. 25 do TP em estudo.
A partir dos relatórios, chegou-se à conclusão de que as tarefas foram muito prazerosas tanto para os alunos quanto para os professores. Esses puderam com a BIOGRAFIA conhecer melhor a vida e os gostos dos seus estudantes.
III- Trabalhamos em grupo a atividade das p.192 e 193.
Nesse momento os cursistas sempre preparam atividades a partir do material sugerido pelo TP; atividades essas que poderão ser desenvolvidas com os seus alunos e que se baseiam no estudo teórico feito no TP. No caso, aqui, foram atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que os exemplos realizam. Houve atividades com ambos os textos(Texto1 e Texto2) e foram bem produtivas.
IV- A avaliação da oficina foi muito positiva. Os professores gostaram muito das etapas e ressaltaram como diferencial a troca de experiências provocada pelos “Avançando na prática”. Mostraram-se animados para o próximo encontro.
V- Fizemos uma breve discussão sobre o que seria TIPO TEXTUAL e se havia diferença entre Gênero e Tipo. Alguns professores tiveram dúvidas e sinalizamos que essa seria a principal questão a ser analisada no próximo encontro.
PARA CASA: Estudo do TP3 (Unidades 11 e 12) com a realização de um “Avançando na prática”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário