Tudo começou através de uma indicação da direção da minha escola junto à Secretaria de Educação ( final do ano de 2008). Objetivo: participarmos de um encontro regional de professores em 2009 e sermos responsáveis por passar as informações desse encontro para os outros professores da Rede. Aceitei o convite pois ansiava por algo diferente fora das paredes da escola.
Em março de 2009 recebi um telefonema informando sobre o início dos encontros e o local: 09/03/09 em Niterói (Instituto Uni La Salle).
A minha expectativa era muito positiva e a aula inaugural me animou ainda mais com a fala dos componentes da mesa: senti comprometimento dos participantes (uma representante da UNDIME, da UNB e do MEC-RJ). Foi-nos passado um vídeo também muito interessante: “O saber e o sabor”(realização da TV Escola) onde os pensamentos são totalmente compartilhados!
Foi importante saber que o GESTAR II é um programa de formação continuada em serviço e de âmbito nacional. São pontos que, ao meu ver, dão maior credibilidade e sustentabilidade ao programa.
A FORMADORA: O encontro com a formadora Keyla no primeiro dia foi receptivo de ambas as partes (“nós nos recebemos muito bem”). Ela nos passou tranquilidade e confiança durante toda a semana, conseguindo contornar a nossa ansiedade e nos preparando para o momento de estarmos com os nossos professores cursistas.
A professora Keyla e eu, Marise.A TURMA: Éramos professores de localidades diferentes com realidades bem distintas e nesse sentido a troca de experiências tornou-se bastante produtiva. Nossas mentes fervilhavam! Estávamos vivos e motivados!
Esse filme foi apresentado para discutirmos melhor o ponto teórico: “LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO”. Nele vemos, claramente, que, nós, brasileiros, somos um povo com uma diversidade cultural muito grande e que temos, ainda, comunidades basicamente orais, situação que traz como consequência a falta de autonomia para defender o seu espaço na terra e a sua importância como cidadão. No filme, por falta de letramento , a comunidade precisou de um mediador (escriba) para que sua terra não fosse tirada dela. Vejamos o que diz o TP4 na p.14:
“(...). Quem domina a escrita domina um código complexo que compõe formas de comunicação diferentes daquelas utilizadas na oralidade.(...), a pessoa passa a não depender, necessariamente, ao menos na maioria das situações de nossa cultura, de um interlocutor fisicamente presente. Não depende também de um mediador que ajude em situações em que o leitor precise utilizar ou encontrar informações que estejam codificadas em sistema gráfico, mediando, portanto, o aprendizado autônomo.”
Assim, através do filme entendemos a importância do LETRAMENTO para o homem (enquanto membro de uma sociedade, participante de uma cultura e enquanto CIDADÃO) visto que é letrado aquele que utiliza a leitura e a escrita como práticas sociais.
2) A AVALIAÇÃO dessa formação inicial (13/03/09)
Houve três momentos: no primeiro, nós avaliamos o encontro em Que bom... Que pena...e Que tal... ; no segundo , colocamos em uma árvore uma palavra que levaríamos para os nossos professores cursistas como mudança, paixão, motivação entre outras. A minha palavra foi MUDANÇA.
E, num terceiro momento, a professora Keyla leu para nós um livro: “Gente que mora dentro da gente” de Jonas Ribeiro e que nos fez refletir sobre a importância de estarmos próximos a pessoas que podem fazer a diferença em nossas vidas. Enfim, fizemos um lanche coletivo e nos despedimos animados para começarmos o nosso trabalho. Minha avaliação foi completamente positiva, pois a motivação foi total no sentido de levarmos novidades para os professores com o objetivo de melhorar suas práticas pedagógicas através do trabalho constante com o texto.
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