terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações Iniciais - 1º Encontro - Aula Inaugural

Após a nossa formação inicial, feita em março, viemos para São Gonçalo organizarmos o início do GESTAR II. Toda a equipe se organizou para fazer o material de divulgação: folder, fichas de inscrição e nossa coordenadora logo os enviou para as escolas, mas demoramos um pouco para começarmos os encontros pois havia poucos professores inscritos e achamos uma pena que mais professores não aproveitassem essa chance real de formação continuada. Foi feita uma corrida às escolas para motivar os professores e conseguimos, enfim, um número considerado satisfatório e assim começamos.

As escolas-sede dos encontros nos receberam muito bem e tivemos apoio da Secretaria de Educação quanto à disponibilidade de material necessário para a realização das aulas.

Estou com um total de 25 cursistas divididos em dois horários distintos: 6ª feira à tarde (de 13h às 17h) e sábado pela manhã (de 8h às 12h). Este critério foi adotado em função da disponibilidade de tempo dos professores.

1º Encontro - AULA INAUGURAL – 18/04 (8 horas)

Aconteceu na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, das 8h às 17h. Estavam presentes a Coordenadora do programa no município, professora Herika Bastos de Medeiros e as duas formadoras de Língua Portuguesa (Denise Assumpção e Marise Mattos). Os professores foram recebidos no áudio-visual onde houve a apresentação da equipe e do programa. Apresentamos um vídeo (animação) como primeiro momento motivacional: “Quem mexeu no meu queijo?” baseado no livro homônimo do Dr. Spencer Jonhson. Fizemos uma breve discussão na qual analisamos os pontos relevantes do filme em consonância com a proposta do Gestar. Nesse momento alguns professores expuseram seus medos e ansiedades com relação às mudanças em suas práticas pedagógicas, pontuando que eles esperam que o Gestar seja , justamente, um meio para tentarem aperfeiçoar, melhorar suas aulas para um melhor desempenho de seus alunos.

Em seguida, fizemos alguns esclarecimentos sobre o programa: carga horária, material, avaliação entre outros pontos. Paramos para o almoço.

Ao voltarmos, fizemos uma dinâmica sobre os marcos profissionais de todos nós e sinalizamos que essas reflexões fariam parte de um de nossos registros escritos: o memorial. Em seguida, cada grupo reuniu-se com a sua formadora, o material foi entregue e brevemente analisado. Fizemos a leitura de um texto reflexivo: “Mudar é possível” (I Ching, Hexagrama 49) e outra dinâmica “ As mãos da mudança” onde foi colocado numa cartolina, em uma palavra, o que seria necessário para que sua mudança ocorresse no campo profissional. Discutimos as sugestões de palavras e, desta forma, o grupo apresentou-se muito motivado em repensar suas ações na sala de aula. Finalmente, passamos a data do próximo encontro e pedimos a leitura do Guia Geral com a realização por escrito da atividade da p. 13 para que ficassem registradas as expectativas dos professores cursistas em relação ao Gestar II e que trouxessem também o TP3 para estudo. E, assim, nos despedimos: motivados para o próximo encontro.






APRECIAÇÃO CRÍTICA


Vídeo: “Quem mexeu no meu queijo” (Dr. Spencer Johnson)

A palavra-chave do vídeo é MUDANÇA. Sua idéia baseia-se na resistência que as pessoas têm em relação a ela. É muito difícil mudar; aquilo que está preparado, pronto é muito mais confortável. Mas, se você encontra-se sem saída, se as coisas ao seu redor estão mudando, o que fazer? “SE VOCÊ NÃO MUDAR, MORRERÁ”. Se aquilo que está próximo a você, que te sustenta, acaba(queijo), você deve procurar novas maneiras de consegui-lo para poder alimentar-se e sobreviver.

Adaptando tudo isso a nossa realidade profissional, as mudanças estão ocorrendo na área da Educação e devemos voltar nosso olhar para elas.

Assim, se você tem alguma resistência à mudança, sugiro que assista ao vídeo, APRECIE A MUDANÇA, pode ser fundamental para o seu desempenho pessoal e profissional. Afinal, nós, professores não podemos e nem devemos morrer, jamais!!!

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